Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 3 de abril de 2010

Propaganda antecipada

Mal começou a disputa política de 2010 e já tem gente fazendo política para 2012.

Alguns políticos andam provocando uns aos outros com comentários quentes em alguns blogs por aí, outros políticos dizem ter uma carta na manga que não irá deixar esse ou aquele se eleger. Tem até político sem partido já fazendo seus preparativos para 2012.

O que se sabe do futuro político sarandiense para 2012? O que se pode supôr? O que se pode esperar? Diante da incerteza que já se forma para 2010 como poderemos pensar em 2012?

O que se pode prever é que uma nova ninhada de políticos de todos os tipos nascerá em 2012, e eles irão pleitear o poder em Sarandi. Surgirão daí, políticos com boas e más intenções.

Em 2012 Sarandi provávelmente terá 15 cadeiras na Câmara de Vereadores, e isso engordará os olhos de "políticos" que sonham em "mamar nas tetas do governo e não fazer nada", por isso fiquem de olho.

Tem "peão" que já anda falando por aí que é candidato a vereador em 2012, ao meu ver, já começou a se queimar políticamente com essa propaganda antecipada.

Cuidado á todos os pretensos políticos, pois a sessão de desmoralização já anda acontecendo pelas mídias.

Não vejo hora de esse dia chegar para podermos ver quais serão as pretenções dos novos políticos de Sarandi. A cobra vai fumar!

Ameaças: Até onde isso é verdade?

Carlos Klichowski (esq.), ex-presidente da ONG Flora e Fauna Sul, entrou em rota de colisão com o presidente da ONG Taspa, Maicon Lorenzeti, e a coisa deve se complicar. A denúncia é de que Klichowski, que é CC na Prefeitura de Sarandi, foi até a casa de Lorenzeti na noite da última quarta-feira e transmitiu o recado-ameaça: é para que a ONG Taspa pare de denunciar o prefeito Carlos de Paula (PDT) ou a administração mandaria “alguém calar sua boca”. Ele ainda teria se passado por funcionário do Ministério Público. Na segunda-feira, promete Maicon, a denúncia será por ameaça e usurpação de função pública.

Fonte: Blog do Rigon

O ultimo a saber...

Filtro Solar

Leitora reclama...

Bueiros entupidos
 
"Oséias em frente a minha a casa tem dois bueiros entupidos e com larvas do mosquito da dengue. Minha filha teve dengue e toda vizinhaça. Ninguém toma providência, já liguei pedindo para eles desentupir, eles me disseram que tenho que ter paciência, quando chove parece o pesqueiro do Milton, gostaria que você viesse fazer uma reportagem na Rua Dom João VI, 987 no Jardim Independência - Sarandi"
 
Email de leitora - Blog do Oséias Miranda
 
Comentário do Sonambulo: De fato alguns bueiros estão mesmo entupidos, fica aqui o pedido da cidadã sarandiense para que seja feito a limpeza desse e de outros bueiros. Com os bueiros limpos e com o escoamento das águas evitaria-se até que as enxurradas tomassem grandes proporções e invadisse as casas de moradores dos bairros próximos que sofrem todas as vezes que chove forte.
 
Esperamos que o setor responsável tome as devidas providências.

Todos Nós Somos Doutores

Todos Nós Somos Doutores

Por Gilberto Scarton

1. Introdução
De tempos em tempos, volta a dúvida, a discussão: quem é Doutor/doutor? Devo/posso chamar meu médico de "doutor"? E um advogado pode assim se denominar? E os cirurgiões-dentistas, os engenheiros, os enfermeiros, os fisioterapeutas? "Doutor" não é apenas quem defende tese em Curso de Doutorado? Afinal, "doutor" é título ou forma de tratamento? Quem é doutor?

Para esclarecer a questão, surge outra hesitação: a que fontes recorrer? Aos dicionários? À História? À legislação? Aos usos e costumes que se instauram em nossa vida em sociedade?

O presente artigo pretende trazer algumas luzes sobre o assunto.

2. Os Doutores da Lei - os escribas
A palavra "escriba" procede do latim, do verbo "scribere", que significa "escrever". Na antiguidade, os escribas eram homens que atuavam como copistas e redatores das leis. Sua função, entre os hebreus, acabou por concentrar-se na interpretação e no ensino das Sagradas Escrituras e na formulação e aplicação do Direito, deduzido dos livros sagrados. Nos Evangelhos, são chamados de rabinos, de mestres, qualificativos que foram aplicados também a Jesus Cristo e a João Batista.

Um dos pontos centrais da narrativa dos Evangelhos é o ataque enérgico de Jesus contra esses Doutores da Lei, como se pode ler em Mateus-cap.23: 1-7;23-27:

Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:

Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.

Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.

Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. (...)

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!

Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!

3. Os Doutores da Igreja
Os primeiros ilustres mestres da fé, sucessores imediatos ou quase imediatos dos apóstolos, recebem na História da Igreja a qualificação de Padres Apostólicos, entre eles Inácio de Antioquia, Clemente de Roma e Ireneu de Lyon.

A geração seguinte é chamada de Padres da Igreja. A partir do século IV, brilham como expoentes os chamados Doutores da Igreja, muitos dos quais fazem parte dos Padres da Igreja. São em nº de 32.

Os Doutores da Igreja são homens e mulheres reverenciados pela Igreja pelo especial valor de seus escritos, de suas pregações e da santidade de suas vidas, dando assim contribuição valiosa à fé, ao entendimento dos Evangelhos e da doutrina, Citam-se entre eles Santo Agostinho (354 - 430), Santa Catarina de Sena (1347 - 1380), São Gerônimo (384 - 420), São João Crisóstomo (349 - 407), São João da Cruz (1542 - 1591), Santa Teresa d'Ávila (1515 - 1582) e São Tomás de Aquino (1225 - 1274).

D. Lucas Moreira Neves lembra que, quando o papa João Paulo II declarou Santa Teresinha do Menino Jesus Doutora da Igreja, um jornalista sugeriu que a santa carmelita se tornasse intercessora em favor dos hospitais públicos brasileiros e em favor dos doentes que são atendidos muito mal. Outro propôs Teresinha como padroeira da Pastoral da Saúde. Lamentável esse equívoco dos jornalistas, ao confundir esse título de "Doutor" com o sentido de "médico".

4. Os advogados
O título de "doutor" foi outorgado, pela primeira vez, por uma universidade, a um advogado, em Bolonha, que passou a ostentar o título de "Doctor Legum".

Entre nós, a tradição de se chamar o advogado de "doutor" remonta ao Brasil Colônia. Naquela época, as famílias ricas prezavam sobremaneira ter em seu meio um advogado (e também um padre e um político). O meio de acesso a esses postos era a educação.

O advogado - conhecedor de leis, detentor de certo poder de libertar e de prender - assenhorava-se desse poder mediante formação privilegiada. A tradição logo transformou o termo em sinônimo de posição superior dentro da escala social.

Há que se mencionar ainda o Alvará Régio, editado por D. Maria, a Pia, de Portugal, pelo qual os bacharéis em Direito passaram a ter o direito ao tratamento de "doutor". E o Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, que deu origem à Lei do Império de 11 de agosto de 1827, que "cria dois Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título de doutor para o advogado".

5. Os médicos
Nos países de língua inglesa, os médicos são chamados de "doctor". Quando escrevem artigos, ou em seus jalecos, no entanto, não empregam o termo, mas apenas o próprio nome, acompanhado da abreviatura M.D. (medical degree), isto é, "formado em Medicina", "médico".

Entre nós, o "doutor" do médico se generalizou na boca do povo por tradição, por respeito, por admiração, por espontânea deferência pelo saber da doutrina e prática do ofício médico.

6. Os enfermeiros e os fisioterapeutas
Algumas profissões não-médicas da área da saúde - como a de enfermeiro e de fisioterapeuta - evocam também para si a prerrogativa do título de "doutor".

Assim, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de 8ª Região - CREFITO 8 - recomenda o título de "doutor" aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas. Por seu turno, também o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - autoriza o uso do título pelos enfermeiros, conforme Resolução COFEN nº 256/2001. Entendem os respectivos Conselhos que deva ser mantida a isonomia entre os componentes da Equipe de Saúde e que "a não utilização do título de Doutor leve a sociedade e mais especificamente a clientela (...) a pressupor subalternidade, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de nível superior".

7. Os cirurgiões-dentistas, os engenheiros, os economistas ...
Há o costume por parte de cirurgiões-dentistas, engenheiros e economistas de autodenominarem-se ou de serem chamados de "doutores". Em outras categorias de profissionais, é mais difícil encontrar alguém que assim se intitule.

A propósito, lembramos que, em Portugal, o título de doutor é estendido a todos os formados em nível superior.

8. Os que fizeram doutorado
No mundo acadêmico, é chamado de "doutor" quem cursou doutorado e defendeu uma tese diante de uma banca composta por cinco doutores.

9. O Doutor Honoris Causa
O título honorífico "Doutor Honoris Causa" é o reconhecimento acadêmico mais elevado de uma universidade para distinguir pessoas que, em qualquer tempo, tenham prestado relevantes serviços, servindo de exemplo para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

10. "Os bem vestidos"
Aziz Lasmar, em caderno de Debates da RBORL, de março - abril de 2004, relata que atendia a uma menina de uns 5 ou 6 anos, que prestava atenção a tudo, principalmente a como a mãe se dirigia a ele: doutor pra cá, doutor pra lá. Num dado momento perguntou à mãe se ele era afinal doutor ou médico. Antes que a mãe respondesse, o médico falou que era médico ..... que doutor era qualquer um que tivesse carro.

O relato ilustra um dos vários sentidos do termo "doutor": tratamento que as pessoas mais humildes dispensam aos que se apresentam bem vestidos, aos que estão acima, que podem mais , que têm mais. É, assim, um tratamento de vassalagem, e quem o usa se submete, se põe em inferioridade social, se auto-exclui.

11. Conclusão
Entre os advogados, há quem pense que os médicos pretendem monopolizar o título de doutor, primeiramente empregado por advogados. Entre médicos, há quem considere que enfermeiros e fisioterapeutas que se intitulam "doutores" fazem propaganda enganosa, dando a impressão de serem médicos. Entre os pós-graduados que cursam doutorado e defendem tese há quem julgue que somente eles podem ser chamados de doutores.

Constatada a polêmica, e depois do que se escreveu até aqui, apresentam-se algumas conclusões, abertas a críticas e a outros considerandos.

O "doutor" do advogado e do médico surgiu, se fixou e se matém por longa tradição, por especial e espontânea deferência dos cidadãos, dos utentes da língua. Uso legítimo, pois, "O que o simples bom senso diz é que não se repreende de leve num povo o que geralmente agrada a todos", disse o poeta Gonçalves Dias. Bem mais antiga é a sentença de Horácio ao se referir ao uso, que ele considera proponderante na interação lingüística: Multa renascentur quae jam cecidere cedentque / Quae nunc sunt in honore vocabula, si volet usus, / Quem penes arbitrium est et jus et norma loquendi. (Muitas palavras que já morreram renascerão e cairão em desuso as palavras que atualmente estão em voga, se assim quiser o uso, que detém o arbítrio, o direito e a norma de falar).

Entende-se, pois, que a língua é uma questão de usos e costumes. Que os falantes são os senhores absolutos de seu idioma. Que os usos lingüísticos não se regulamentam por decretos, por imposição de resoluções. A lei, em questões lingüísticas, é ilegal. Quem ousa legislar sobre o que se deve e o que não se deve dizer incorre em abuso de poder. É uma atitude irracional e irrealista, pois nada altera o que é de uso consagrado. Aos que se insurgem e vociferam contra tais usos, que têm direitos de cidadania, Mestre Luft lembrava a frase: "Os cães ladram e a caravana passa".

Quanto ao "doutor" do enfermeiro, do fisioterapeuta, do cirurgião-dentista, do engenheiro, do formado em curso superior .... dizem os dicionários que "doutor" é um título que, por cortesia, se costuma dar àqueles diplomados em curso superior. Se se costuma, de fato, não há por que discutir. Em Portugal, o emprego desse título é generalizado a professores primários, formados em Medicina, diplomados em faculdades e os que defendem tese de doutoramento. Aliás, lá todo mundo é "excelência". Costume. Tradição. Mas, se aqui no Brasil não se costuma ... Pode-se dar que esse uso se instaure ou se generalize, pelo fato de os profissionais em questão assim se denominarem e/ou serem denominados por seus paciente ou clientes.

Pelo que se disse até aqui, não assiste razão àqueles que querem reservar o título de "doutor" somente a quem fez doutorado e defendeu tese. Se querem se distinguir dos demais, há formas como as exemplificadas:

Dr. Fulano de Tal - Doutor em Medicina

Prof. Dr. Fulano de Tal - Doutor em Letras

Registram os dicionários que "doutor" é aquele que está habilitado a ensinar; homem muito instruído em qualquer ramo; homem que deita sapiência a propósito de tudo; homem com muita experiência; indivíduo que reincinde, que costuma ter o mesmo procedimento (Ele é doutor em prometer e não cumprir); tratamento dado por porteiros, frentistas, engraxates, flanelinhas, etc; entre outros registros. Então, todos nós somos doutores.

Há doutores e doutores. Cabe discernir onde o vulgo confunde.

Etimologicamente, o vocábulo "doctor" procede do verbo latino "docere" ("ensinar"). Significa, pois, "mestre", "preceptor", "o que ensina". Da mesma família é a palavra "douto"que significa "instruído", "sábio".

Sábio? Então, quem é mesmo Doutor?

ATENDIMENTO DO SOFTWARE "JANELA"

Show de Victor e Leo em Maringá deve reunir cerca de 10 mil pessoas

 
A dupla Victor e Léo se apresenta hoje (3) no Pavilhão Azul do Parque de Exposições de Maringá. O show marca o lançamento de um dos maiores eventos de música universitária do sul do país – a Barraca Universitária 2010. Os fãs poderão conferir os sucessos do DVD “Ao Vivo e Em Cores”, que foi gravado recentemente no ginásio do Ibirapuera em São Paulo, além de clássicos da dupla como “Fada”, “Amigo Apaixonado” e “Vida Boa”. A expectativa da organização é de que aproximadamente 10 mil pessoas acompanhem a apresentação de um dos maiores fenômenos da música sertaneja. “O público vai contar com uma mega estrutura no local, segurança reforçada, área vip e estacionamento com seguro. São muitos motivos para conferir o show de lançamento da Barraca Universitária”, afirma o diretor de eventos do Grupo Maringá de Comunicação, Edivaldo Cruz. Os cantores Victor Chaves Zapalá Pimentel e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel (Victor e Leo) vieram da cidade de Abre Campo (MG), onde iniciaram a carreira em 1992. Mais tarde, mudaram para a capital Belo Horizonte e permaneceram cantando na noite por 7 anos. Em 2001, foram para São Paulo e cantaram na noite por mais 6 anos. A partir de 2006, surgiu o reconhecimento nacional. São 7 CDs e 2 DVDs, além de um documentário em espanhol. A dupla já conquistou dois discos de platina triplos, um DVD de platina duplo e um disco de platina. Sem contar os vários prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais. Entre eles, o prêmio TIM de Música, Melhores do Ano do Domingão do Faustão (2009) e indicações ao Grammy Latino. Informações do blog de Oséias Miranda.

Frase

“De nada adianta apresentar lemas de exercícios governamentais, tais como 'transparência' e 'trabalho' na administração do 'atraso social' de Sarandi se não fazermos 'andar' os princípios gestores do Planejamento Plurianual Municipal, tão necessário para engatar uma '1ª marcha' rumo ao desenvolvimento sustentável e integrado de um povo querido e excluído”

Por Allan Márcio Vieira da Silva

Leia texto completo no blog de Oséias Miranda.

Blogs de Sarandi... Novos Tempos!

Os Blogs de Sarandi são um produto de uma reconfiguração social caracterizada pela determinação de eminentes bloguistas que buscam “desvendar a realidade” traduzindo para a população a “verdade dos fatos, doa a quem doer” criando, assim, novas possibilidades de monitorar e avaliar a “coisa pública”. A tarefa do bloguistas não poderá ser manchada pela ação insensata e irresponsável patrocinados vilmente por “candinhas” de plantão, pois isso fere mortalmente os preceitos do “direito à liberdade expressão”.

Todo cidadão tem sim, o direito de informar e de ser informado. Mas em se tratando de informação prestada por um meio de comunicação, portanto, pertencente à imprensa/blogs, vale dizer que essa informação tem que ser veiculada de forma correta, adequada, imparcial e pertinente, sem que haja qualquer tipo de distorção, o que se tem amparado, inclusive, por meio do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional, nos termos do Art. 5º, inciso XIV, da CF.

Assim, a “liberdade de expressão” é tida como um dos direitos mais fundamentais. É um dos direitos mais fundamentais dentre todos os direitos fundamentais. Talvez por isso mesmo seja uma das que maior número de problemas denuncia e debate.

Portanto, nesta atmosfera jurídica que se comprometem nossos informativos e combativos “guerreiros” bloguistas/blogueiros, pois além de sermos importantes atores políticos, tornaram-se também, verdadeiros “exorcistas” das assombrações “politiqueiras” que assustam nossa cidade e região numa espécie de “Ghost-Busters” - Caça-Fantasmas (Lembram do Filme?!...) contra a corrupção e descaminhos com o erário público. Portanto, seja todos bem-vindos a vanguarda da Transparência Pública através dos bloguistas sérios em ação!

Allan Márcio Vieira da Silva

Policial é Morto em Maringá

Um policial militar foi morto, na madrugada desta sexta-feira (2), durante assalto a um posto de combustíveis localizado na PR-317, em Maringá, na saída para Campo Mourão. O policial era Antonio Ricardo do Prado, 39 anos, que estava de folga e fazia trabalho de segurança particular do posto. Por volta das 4h30min, dois homens em uma motocicleta pararam no posto. Um deles, de capacete e armado, rendeu um frentista e entrou com ele na loja de conveniência. O outro comparsa ficou do lado de fora, aguardando na motocicleta. O policial, que estava dentro da loja, percebeu o assalto e dominou o assaltante. Prado levou o bandido para fora da loja, mas o assaltante reagiu, sacou a arma e disparou dois tiros contra o policial. Os disparos atingiram o braço e a cabeça de Prado, que morreu na hora. Os assaltantes fugiram. Veja mais detalhes e imagens no blog Câmera Rec.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Serra abre 9 pontos sobre Dilma

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, mostra o pré-candidato do PSDB à presidência, o governador de São Paulo, José Serra, nove pontos à frente da pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff.

Segundo o levantamento, realizado nos dias 25 e 26 de março, o tucano tem 36% das intenções de voto, enquanto a petista aparece com 27%.

Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente. Estavam empatados tecnicamente.

O deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, ficou com 11%, de 12% na pesquisa de fevereiro, e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC) permaneceu estacionada com 8%. Dos 4.158 brasileiros com mais de 16 anos entrevistados, 7% disseram que vão votar branco, nulo ou estão indecisos e 11% não souberam responder.

Asfalto: Retomadas as obras do trecho Fórum/Cemitério


O Prefeito Carlos de Paula determinou a Secretária de Urbanismo que desse continuidade as obras de asfaltamento na Avenida Maringá num trecho de mais de 1.000 metros, a partir do Fórum da Comarca, estendendo-se até o cemitério municipal. Os trabalhos reiniciaram-se no ultimo dia 24, com a preparação do solo que em seguida a empresa Extracon estará aplicado o usinado (massa asfaltica). O Secretário Urbanismo Elton Toy salientou que praticamente fica concluída a malha asfáltica da avenida Maringá estendendo-se até o Km 15 (Cemitério Municipal), beneficiando vários bairros adjacentes como por exemplo Jardim Nova Aliança, a Escola Rural Darcy Mochi, bem como a Casa de Recuperação Nossa Senhora da Esperança e outros. A importância desta obra se mede no grande fluxo de veículos que trafegam pelo local, uma vez que o mesmo serve acesso ao Cemitério Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Que maldade!


Marina Silva em mais uma declaração polêmica

Marina critica satanização do aborto

Mais uma declaração polêmica, desta vez da candidata a presidente, Marina Silva (PV). Ela criticou aqueles que atacam mulheres que fazem aborto. O sistema de saúde pública no Brasil vive uma grave crise, segundo a senadora.

- Temos graves problemas de saúde, um colapso, e os prefeitos não sabem exatamente o que fazer. Precisam ser avaliados aspectos sociais, espirituais e muitos outros. Todos sabemos que as mulheres que fazem o aborto não o fazem porque querem. Se fez, foi em um momento de desespero e não podem ser satanizadas, disse Marina.

Os caras-pintadas estão de volta...


Sarandi: Dupla é presa por tráfico

Dois meliantes foram presos na manhã desta segunda-feira (29) em ronda na rua 15 no Jardim Novo Independência. Os Soldados Fertonani e Valdemir abordaram Marcos Marmelo, 20 anos em sua residência que tentou fugir com seu comparsa José Paulo também de 20 anos, mas os dois acabaram sendo detidos, com dois foram encontrados um quilo de maconha e 240 pedras de crack, os dois foram levados para a delegacia de Sarandí e autuados em flagrante por tráfico de drogas.
 
Fonte: Câmera Rec

Sarandi: Violência toma conta da cidade

Homem é morto a tiros no 12º homicídio registrado em Sarandi este ano.

Com dois antecedentes criminais por tráfico de entorpecente, Maicon Aparecido Policarpo, 24 anos, o “Gibi”, foi executado a tiros em Sarandi – região metropolitana de Maringá. A ex-mulher da vítima testemunhou o assassinato e foi poupada pelo atirador. O crime elevou para 12 o total de homicídios registrados neste ano na cidade. A média é de uma morte por semana.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 20 horas no interior de uma residência localizada na Avenida das Samambaias, 314, Jardim Verão, onde residiria Talita Cristina Moraes Jesus, 21 anos, ex-mulher de Policarpo. Em depoimento à Polícia Militar, Talita relatou que um homem desconhecido, usando capacete preto, teria arrombado a porta da sala e, de arma em punho, caminhado em direção de seu ex-marido, que estava sentado em um sofá.

Segundo Talita, sem dizer uma única palavra o desconhecido apontou a arma na cabeça de Policarpo e começou a acionar o gatilho. “Ele (Policarpo) ainda gritou pelo amor de Deus, mas o homem não atendeu aos apelos”, contou ela, observando que estava sentada no sofá ao lado. Dois dos tiros acertaram a cabeça da vítima, que morreu na hora. O atirador fugiu em seguida, tomando rumo ignorado. Continue lendo no site de O Diário.

Spada confirma: sai a federal


O ex-vereador maringaense Aristides Mossambani e o ex-prefeito de Sarandi, Cido Spada, na sexta-feira (26) quando chegavam ao aniversário do deputado Enio Verri. Spada confirmou que será candidato a deputado federal pelo PT.

Popularidade de Lula bate recorde

A nove meses de deixar o governo e em campanha aberta para eleger Dilma Rousseff sua sucessora, o presidente Lula atingiu a sua melhor avaliação desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2003: 76% da população consideram seu governo ótimo ou bom.

Alerta: dengue já contagiou 640

O perigo mora em casa: água parada é criadouro do aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou ontem 642 casos de dengue de janeiro a março deste ano. O número é maior que o registrado no mesmo período de 2009, quando foram confirmados 13 casos. Considerando-se o total dos dois últimos anos, a cidade deve se preparar para enfrentar o Aedes ægypti, mosquito transmissor da dengue: em todo o ano passado, foram 59 casos. Em 2008, confirmaram 56. Apenas em 2007 houve uma epidemia: 5.676 casos foram confirmados.

A diretora de Vigilância em Saúde, Rosângela Treichel, aponta a ocorrência de epidemia porque os números fogem dos padrões. “A dengue é endêmica, sempre vai existir. Hoje, estamos enfrentando uma epidemia que pode ser contida com a colaboração da população ou pode aumentar”, avisa.

O secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, disse quinta-feira, que o Estado tem características que “acendem a luz vermelha para uma epidemia”. “A gente está se mexendo, se virando, fazendo caravanas, mutirões e buscando conscientizar a população para prevenir a dengue”, apontou. Leia mais no site de O Diário.

*Em Sarandi o problema pode ser ainda maior, ainda sem agente de controle da dengue, os casos tem aumentado, segundo a atendente de um laboratório, todos os dias, cerca de 80 pessoas comparecem para fazer exames de dengue. "Desses 80 exames, aproximadamente 60 se confirmam como sendo casos de dengue" disse a atendente. Isso tudo somente em um laboratório.

Em 24 horas, oito roubos são registrados em Maringá

A primeira ocorrência foi registrada às 11h30 da sexta-feira e a última às 3h15 de sábado. Cinco dos oito roubos foram praticados na Zona Sul da cidade, dois na Zona Norte e um no pátio de um posto de gasolina na zona rural.

Minutos antes das 19 horas, o funcionário responsável pelo fechar o caixa do dia foi rendido por dois indivíduos em uma motocicleta e obrigado a entregar quantia em dinheiro. Um deles portava uma arma de fogo.

Fonte: O Diário

Prefeitura de Maringá quer dobrar salário de médicos da rede municipal

Projeto de lei do Executivo será enviado à Câmara. Para valer este ano, a matéria terá que ser aprovada, sancionada e publicada até o próximo dia 31, devido à legislação eleitoral

Salário dos médicos do Programa Saúde da Família deve saltar de R$ 5,4 mil para R$ 7,4 mil. Com 30% de produtividade, chegará a R$ 9,6 mil

A Prefeitura de Maringá vai aumentar o salário dos cerca de 200 médicos que atendem na rede municipal, em uma tentativa de tornar os concursos públicos mais atrativos para a categoria. O aumento chegará a até 105%, dependendo da função do médico, já somado o adicional de produtividade. O impacto na folha de pagamento do município é estimado em R$ 400 mil a mais, por mês.

Hoje, o salário inicial é de R$ 5,4 mil para médicos do Programa Saúde da Família (PSF), valor considerado baixo e apontado como o responsável pela falta de profissionais na rede municipal. Nos últimos quatro anos, a prefeitura realizou 11 concursos para a contratação de médicos, sem sucesso no preenchimento das vagas.

Apesar de não haver um número preciso, diferentes setores da prefeitura admitem a falta de médicos. Segundo a Secretaria Municipal de Administração, hoje faltam 64 médicos para preencher todas as vagas. Já a Secretaria Municipal de Saúde informa que o déficit gira em torno de 30 profissionais, metade deles para o PSF. Leia mais em O Diário.

Reunião com Secretários e Diretores


Está se tornando um hábito semanal as reuniões entre o Prefeito, Secretários e alguns Diretores. Nessas reuniões eles tem definido metas a serem alcançadas. Leia mais sobre no blog do Mineiro.

Critique, mas sem perder a fé...

Em resposta ao comentário anônimo feito no blog, digo que:

A cidade ainda está longe de ser o que esperamos, é fato, ainda mais por ser um ano de eleições onde recursos serão negados após o mês de junho devido as leis eleitorais, Sarandi continua sim sofrendo com os buracos, mas o pessoal responsável pelo tapa-buracos anda fazendo seu trabalho na medida do possível e só não vê quem não quer. O trabalho é feito programáticamente e um cronograma está sendo seguido dando prioridade aos locais mais afetados.

Já a questão da saúde ainda continua precisando de melhoras, muitos estão reclamando do Secretário Osvaldo e por isso acredito que o Prefeito venha a trocar de Secretário. E além disso, o Prefeito está tentando a liberação de uma UPA para Sarandi, segundo informações já existe até um terreno disponível para isso.

Sobre a questão das roçadas, quando fiz a matéria cobrando o serviço algumas escolas tiveram o mato cortado, mas fiquei sabendo que a Secretaria de Educação teve que pedir uma lâmina emprestada da Secretaria de Meio Ambiente para que isso acontecesse, pois não havia verba liberada para a compra de tal produto [o jurídico andava "cheio de trabalho" na época] e até o momento a Secretaria de Educação tem sofrido com isso.

Sobre a questão da Secretaria de Educação ter ido para o CAIC, ainda continuo achando que foi ruim sim, para mim a Secretaria de Educação deveria ser em um prédio na área central, mas infelizmente nem todos comungão do mesmo pensamento.

E por fim, os Bloguistas/Blogueiros andam meio calados sim, pois eles [nós] tem inteligência suficiente para entender que em menos de 30 dias não dá para se resolver todos os problemas da cidade. Coisa que você "anônimo" não tem o bom senso para entender pois é um grande ignorante.

O que posso afirmar com certeza é que tenho visto o esforço de muitos, principalmente do Prefeito Carlos de Paula na tentativa de reverter essa situação lastimável em que se encontra a cidade de Sarandi hoje e torço firmemente para que ele obtenha êxito.